Bem-Estar

Aprenda Como Acabar Com A Celulite Nas Pernas

É comum acharmos pessoas sentindo-se desconfortáveis com a Lipodistrofia Ginóide (nome técnico dado aos furinhos indesejáveis) quando optam por vestir roupas mais curtas, e isto vem fazendo com que muitas delas procurem um jeito definitivo de acabar com a celulite, principalmente nas pernas.

Mas, Primeiramente, Entenda O Que É A Celulite E Como Ela Aparece

A celulite é o acúmulo de gordura, toxinas e água que acontece nas primeiras camadas da pele por algumas razões, sendo as principais: alimentação gordurosa, falta de exercícios, situação desfavorável de hormônios e má circulação.

O problema da celulite aparece quando os vasos sanguíneos são comprimidos, dificultando a nutrição celular e a retirada das toxinas dos tecidos.

A sua formação está ligada diretamente ao conceito de lipócito, que é a célula de gordura presente no tecido adiposo abaixo da pele. Os lipócitos recebem a gordura extra que ingerimos e a estocam para futura necessidade energética.

Quando esta gordura é armazenada em excesso, os lipócitos aumentam de tamanho e tendem a expandir-se. No entanto, fibras que separam os grupos de lipócitos tendem a resistir ao movimento e acabam ocasionando as irregularidades na superfície da pele.

Como Aparece Celulite

Graus

Os estágios de celulite vão ocorrendo, desde o estágio em que existe apenas um aumento de volume das células, com um pequeno edema, até estágios mais críticos, oportunidade em que surge uma completa desorganização do tecido adiposo com aparecimento de nódulos e depressões (buraquinhos).

É importante descobrir qual o tipo de celulite que se tem, uma vez que esta varia em quatro graus:

Grau 1 – Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”.

Grau 2 – Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele.

Grau 3 – Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor local.

Grau 4 – Vários nódulos, celulite “dura”. Inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.

Como acabar com a celulite nas pernas

Mulheres Têm Mais Facilidade A Ter Celulite

O hormônio feminino transfere mais gordura para regiões como as pernas e alteram a parede das microveias, deixando ainda mais irregular as condições circulatórias e agravando a celulite em um ciclo vicioso que, se não for tratado, tende a permanecer.

Muitas mulheres, mesmo tendo o peso normal, ou até abaixo do normal, podem vir a ter desequilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a quantidade de massa muscular, o que pode acarretar no aparecimento da celulite.

Algumas fases na vida da mulher podem piorar a situação das celulites, isto é, as fases de maior atividade hormonal têm papel relevante no surgimento de celulites, como por exemplo: a puberdade, a gravidez e a menopausa.

Afinal, Como Fazer Para Eliminar A Celulite das Pernas?

Ingerir Líquidos

Como a desidratação não ajuda na circulação, beber bastante água pode reduzir a celulite, já que a água ajuda a eliminar as toxinas do local e a levar os nutrientes necessários para a pele.

Além da água, é recomendado beber chás e sucos para ajudar no desempenho de eliminação das celulites. Sugere-se o chá de hibisco ou o chá verde, e sucos de melão, melancia, abacaxi, morango, como também o suco verde.

chá de hibisco contra celulite nas pernas

Comer corretamente

No que concerne aos alimentos, é recomendado o consumo de Hortaliças e fibras em geral, a saber: aveia, quinoa e versões integrais do arroz, pão, etc. As fibras ajudam na função intestinal, corroborando na não retenção do intestino e evitando, assim, problemas quanto à circulação linfática.

É ainda recomendado o consumo de alimentos proteicos como ovos, frango, peixe e alcatra. Além de feijão, lentilha e grão de bico. A proteína ajuda no ganho de massa magra, auxiliando o desaparecimento da celulite, haja vista o seu poder de reduzir o percentual de gordura/massa magra.

Deve-se diminuir ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos, frituras e industrializados, pois estes favorecem o aparecimento de celulite. Outros alimentos que prejudicam são aqueles ricos em sódio, açúcar, bebidas açucaradas e/ou gaseificadas, e bebidas alcoólicas.

fibras e proteínas contra a celulite nas pernas

Exercitar-se

No âmbito dos exercícios, para os que não têm muito tempo disponível para exercitar-se, é recomendada a prática de atividade física por pelo menos 20 minutos a cada três dias na semana. Você pode se exercitar na sua própria residência – sem desculpas, ok? – ou enturmar-se em uma academia e passar a frequentá-la ao menos 3 vezes por semana.

Veja também: Como emagrecer rápido e saudável sem Estresse – Tutorial

Exercícios sugeridos:

Elevação Pélvica,

Elevação pélvica acaba com celulite nas pernas

Abdominal Inferior com uma perna,

Abdominal inferior com uma perna

Abdominal Inferior Com Duas Pernas.

Abdominal inferior com duas pernas

Massagens

Nas horas propícias, no intuito de melhorar a circulação das pernas e das áreas mais afetadas pela celulite, é muito importante exercer a automassagem em movimentos circulares com bucha vegetal sobre as regiões com as irregularidades da pele.

O ativo mais recomendado para este fim é a cafeína, que inibe a ação de enzimas que estocam gordura.

café nas pernas acaba com celulite

É interessante também realizar a massagem linfática, pois pode reduzir o acúmulo de toxinas que causam a celulite. Especialistas afirmam que associada à adequação do hábito alimentar, a massagem linfática pode mostrar excelentes resultados após quatro sessões.

Tratamentos

Para aqueles que já mudaram hábitos alimentares, passaram a se exercitar mais e focaram suas mentes em hábitos saudáveis, os tratamentos estéticos podem vir a delinear o corpo de forma bastante positiva.

Os procedimentos mais comuns são: Lipossucção, cavitação ultrassônica, mesoterapia, laser, radiofrequência e o manthus.

É bom ratificar: não vale a pena realizar tratamentos estéticos se não houver mudanças nos hábitos alimentares e nas rotinas de exercícios, pois há risco de ressurgimento de celulite caso isso não ocorra.

5 (100%) 1 vote

Hoje Saudavel

Somos uma equipe de leitores e divulgadores de informações relevantes acerca da saúde humana. Temos a felicidade de poder divulgar importantes notícias e assuntos sobre bem-estar, emagrecimento e qualidade de vida para todas as pessoas.